Voltar

Eco-Freguesias XXI - Lançamento da 4ª edição no dia 19 de janeiro

Sessão de Lançamento do Eco-Freguesias XXI | edição 2022/23

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), convida todos os responsáveis pelas Freguesias a participar na “Sessão de Lançamento das Candidaturas a Eco-Freguesia XXI 2023”.

A sessão decorrerá integralmente online, no dia 19 de janeiro, com início às 14h30. [ver Programa AQUI]

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 17 de janeiro [AQUI]

 

O que é o Eco-Freguesias XXI

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.

Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.

Através de uma candidatura bienal que incide sobre 10 indicadores, o Eco-Freguesias XXI procura reconhecer e valorizar o trabalho (realizado em 2021 e 2022) e o percurso desenvolvido pelas freguesias na construção de territórios e comunidades mais sustentáveis.

O reconhecimento deste trabalho é materializado através da atribuição do Galardão Bandeira Verde – Eco-Freguesia XXI, às freguesias que obtenham um índice superior a 50% na sua candidatura.

 

Como participar

Todas as freguesias do Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, independentemente da sua dimensão e população, podem inscrever-se no Eco-Freguesias XXI sendo a candidatura voluntária e aberta a qualquer freguesia.

A participação no Eco-Freguesias XXI decorre em várias fases, Inicia-se com a inscrição através o envio da Ficha de inscrição [download aqui] para ecofreguesias21@abae.pt.

Após o envio receberão informações sobre os passos seguintes. Para informação mais detalhada consultar este link.

Culmina com a candidatura ao galardão, e com a atribuição da Bandeira Verde em 2023.

A inscrição deverá ser realizada até 28 de fevereiro para usufruir de uma redução de 10% do valor da candidatura.

Eco-Freguesias XXI_4ª Edição

Ficha de Inscrição_Freguesias_Eco-Freguesias XXI

 

Eco-Freguesias