Voltar

Eco-Freguesias XXI - 3ª Edição - Inscrições até 30 Abril

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.

Este projeto, que agora inicia a sua 3ª Edição, assenta no desenvolvimento e implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de construir comunidades mais sustentáveis, inclusivas, resilientes e seguras.

O Eco-Freguesias XXI, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Na sua 2ª edição o Eco-Freguesias XXI contou a candidatura de 86 freguesias, tendo 52 sido reconhecidas com o galardão de Eco-Freguesias XXI.

O galardão visa reconhecer, mediante uma criteriosa avaliação, os processos e percursos desenvolvidos pelas freguesias, bem como os resultados obtidos nos diferentes projetos e ações desenvolvidas durante os anos de 2019 e 2020.

Neste sentido, remetemos em anexo a informação sumária sobre o programa e o processo de candidatura, recordando que a  2.ª Época de Inscrição decorre até 30 Abril, dando assim inicio à Fase 1 do projeto.

FASE 1 | Inscrição (2.ª Época de Inscrição até 30 Abril) e Questionário dos Eco-Funcionários (até 31 de Maio)

FASE 2 | Participação em projetos (opcional)

FASE 3 | Candidatura ao Galardão Eco-Freguesia XX (1 julho 2020 a 15 janeiro 2021)

Para concretizar a inscrição a freguesia deverá:

Em anexo remetemos as apresentações que decorreram da Sessão de Esclarecimentos Eco-Freguesias XXI , realizada no passado dia 18 de fevereiro em Santo Tirso, e que são da maior relevância para a implementação do projeto.

Durante o mês de março encontram-se ainda agendadas 8 sessões de esclarecimento on-line nas quais poderá expor as suas dúvidas sobre o processo de candidatura e implementação de projetos. Para participar basta aceder através do seu computador a este link nas seguintes datas e horários:

  •          04 Março (4ª feira)  12-13h e 17-18h
  •          11 Março (4ª feira)  12-13h e 17-18h
  •          18 Março (4ª feira)  12-13h e 17-18h
  •          25 Março (4ª feira)  12-13h e 17-18h

Poderá também participar usando apenas um smartphone, recomendando-se nesse caso o download da app zoom.

Caso tenha dúvidas ou necessite de informação adicional sobre o projeto poderá consultar a página https://ecofreguesias21.abae.pt/ ou entrar diretamente em contacto através do telefone 21 394 27 47, ou pelo endereço de e-mail ecofreguesias21@abae.pt .

Apelamos assim à vossa participação e envolvimento no projeto por forma a verem reconhecido o trabalho desenvolvido localmente na construção de comunidades mais sustentáveis, participadas e resilientes. 

Fyler informativo »»