ARQUIVO
COMPANHA DE MULHERES
No passado domingo, dia 13 de Março, o Salão Paroquial de Caxinas encheu para acolher uma bela homenagem às mulheres de Caxinas, promovida pela Junta de Freguesia de Vila do Conde, em parceria com a “Fértil - Associação Cultural” e com o apoio da Paróquia de Caxinas.
A homenagem centrou-se na exibição da peça de teatro denominada "COMPANHA DE MULHERES", que contou com a interpretação de oito fantásticas “atrizes” de Caxinas: OLÍVIA, LUÍSA, MARIA, DEOLINDA, CONCEIÇÃO, MARIA DAS DORES, FIRMA e a jovem LARA.
O espetáculo retratou, a partir do percurso de vida de cada uma, a evolução do papel das mulheres no mundo do mar, com merecido e particular destaque para o seio da nossa comunidade piscatória, assim como a forma digna e admirável como conquistaram o seu espaço e se afirmaram protagonistas da nossa sociedade.
A representação teatral lembrou o seu passado, duro e muito difícil num sector socialmente entendido como um mundo de profissões masculinas, não deixando de recordar a infância, quase esquecida num turbilhão de tarefas e sem tempo para brincadeiras, que as obrigou a crescer muito depressa.
Foi igualmente retratada a sua emancipação como mulheres, esposas, mães, amigas, companheiras e irmãs, e abordadas as conquistas que lhes permitem hoje estudar, votar, trabalhar, fazer ciência, fazer arte, pensar livremente e decidir sobre o seu destino, sublinhando as suas responsabilidades e obrigações como cidadãs em plena igualdade de direitos e obrigações com o género masculino.
E, com notório orgulho, cantaram (e encantaram) sobre o lugar que as viu nascer, crescer e que escolheram para se fixar, Caxinas, sendo ainda de realçar a constante interação e o entusiasmo do imenso público presente, onde não faltaram a Presidente de Junta de Freguesia, Maria Alcide Aguiar (Prof.ª Cidó), a Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz e o Pároco de Caxinas, Reverendíssimo Monsenhor Domingos Araújo.
No final do espetáculo a Presidente de Junta de Freguesia, Maria Alcide Aguiar, destacou a força, o exemplo e a alegria das mulheres “Caxineiras”, que "apesar das dificuldades sentidas ao longo das suas vidas inseparáveis do mar e do sector da pesca, foram capazes de afirmar a sua autonomia e as suas capacidades com muita dignidade, sabendo conciliar o mundo do trabalho, com o familiar".
Maria Alcide Aguiar aproveitou ainda para agradecer a presença dos muitos que fizeram questão de assistir ao evento, tendo a finalizar prestado um reconhecimento muito especial à Diretora Artística da Fértil - Associação Cultural, NEUSA FANGUEIRO, pelo excelente trabalho de produção do espetáculo.
Simbolicamente e em jeito de homenagem, a Junta de Freguesia ofereceu uma flor a todas as mulheres presentes e em conjunto, protagonistas e público, assinalaram assim o Dia Internacional da Mulher.