ARQUIVO


Feira Afonsina arranca hoje. Saiba o que pode ver
Entre hoje e domingo esperadas dezenas de milhares de pessoas na Feira Afonsina, e apesar de não haver números oficiais das anteriores, a organização assume que os números podem chegar às 250 mil pessoas.

O certame, em crescimento desde a sua primeira edição em 2011, assume-se já como incontornável na agenda cultural vimaranense, mas também no norte do país, atraindo milhares de turistas, especialmente portugueses.

A novidade deste ano prende-se com o alargamento da Feira ao sentido descendente do Largo Martins Sarmento, “o que permitirá ao público proveniente da Rua de Santa Maria percorrer um roteiro turístico circulante, com a ascensão pela ala norte da Colina Sagrada e a descida pelo lado oposto em direção à Rua das Trinas, retomando as áreas temáticas existentes nos diferentes arruamentos do Centro Histórico, entre eles, a Rua da Rainha onde estará disponível na Loja d’ Oficina o aluguer de trajes medievais para o público em geral”, salientou José Bastos na apresentação do evento. Haverá igualmente uma maior oferta, especialmente na área das iguarias, na Rua Conde D. Henrique.

O orçamento para a Feira Afonsina é de 150 mil euros, sendo que a autarquia prevê um retorno directo de 30 mil. Estarão envolvidas directamente na feira mais de mil pessoas, entre os quais 272 voluntários.

Oito áreas temáticas ao longo do percurso

Tal como nas edições anteriores haverá oito áreas temáticas: Colina Franca, Arraial, Jardim dos Infantes, Largo do Oculto, Quelho das Desgraças, Travessa das Curandeiras, Doçaria no Convento e o Esconderijo. O Arraial e a Colina Franca, onde estará instalado o acampamento militar que, sob reserva, permitirá ao público ali almoçar ou jantar, ficarão situados na Colina Sagrada, enquanto o Jardim dos Infantes, no Largo Martins Sarmento, será o local para os mais novos se divertirem com jogos e brincadeiras medievais.

O Largo do Oculto, espaço de retiro onde existirão pedras com poderes especiais, ervas medicinais, amuletos, mezinhas, além da realização de consultas e fornecimento de conselhos, será realizado no Largo dos Laranjais. Mais à frente, a Rua Gravador Molarinho, situada entre o Largo dos Laranjais e a Rua da Rainha, recebe o Quelho das Desgraças, ambiente sombrio e misterioso, onde se escondem aqueles que fogem a castigos severos e que, longe do Castelo para sobreviverem às capturas dos Guardas do Rei, aguardam que a azáfama do dia os mantenha impunes.

A Travessa das Curandeiras, cujas rezas e incensos guiam o povo e conduzem-no numa espécie de transe ao universo da magia e encantamento, decorrerá na Travessa Dona Aninhas, enquanto o edifício da Câmara Municipal acolhe a Doçaria Conventual, uma mostra de doces conventuais de origem secular. Os visitantes da Feira Afonsina terão ainda oportunidade de conhecer “O Esconderijo”, na Rua de Santa Maria, onde serão contadas histórias e lendas e ensinadas técnicas de escrita antiga.

A zona de iguarias estará também presente no Paço dos Duques de Bragança e no Largo dos Laranjais, enquanto o Largo da Oliveira, a Praça de São Tiago e o Largo Martins Sarmento serão locais para mercadores.

O público da Feira Afonsina terá ainda a oportunidade de participar directamente em diversas iniciativas preparadas pela organização. Os mais diversos metais poderão ser moldados pelo visitante, de forma a construir a sua própria lembrança na oficina denominada “A Ferro e Fogo”. Já os interessados na acção “Ao Serviço D’ Afonso Henriques” poderão passar uma parte do dia com os militares, efectuando as suas lides: treino, preparação de armamento e actividades de lazer. Estará ainda disponível uma visita guiada ao acampamento dos Arqueiros. O processo de fabrico do arco e flecha, os ofícios que o complementam, bem como as mais habituais tarefas diárias vão poder, igualmente, ser experimentadas.

O Cerco de Guimarães às 22 horas

Os primeiros sinais de desconforto no Condado Portucalense, em relação à vassalagem a Leão e ao seu rei D. Afonso VII, após Afonso Henriques se ter armado Cavaleiro em Zamora, em 1125, serão recriados hoje e amanhã, pelas 22 horas, na encosta do Castelo, situada em frente ao Campo de São Mamede.

Em 1127, entre Setembro e Outubro, Afonso VII percorreu o Norte de Portugal para exigir o reconhecimento da sua autoridade por parte dos senhores galegos e portugueses, incluindo a sua tia, Dona Teresa. O Rei de Leão e Castela, de forma punitiva contra a sua tia, renitente em aceitar a sua autoridade, decide efectuar um cerco a Guimarães, todavia, Dona Teresa ausentou-se de Guimarães de modo a evitar o confronto. O jovem Afonso Henriques, obrigado a assumir responsabilidades pelo Castelo e suas gentes, teve perante si o poderoso exército do seu primo, Afonso VII.

http://www.guimaraesdigital.com/noticias/57181/saiba-o-que-pode-ver-hoje-na-feira-afonsina
Feira Afonsina arranca hoje. Saiba o que pode ver