ARQUIVO


Moinhos abertos na Lourinhã
Pelo segundo ano consecutivo, o Município da Lourinhã associa-se aos Moinhos Abertos de Portugal, abrindo ao público 13 moinhos tradicionais, nos dias 7, 11 e 12 de Abril, numa iniciativa que conta com a parceria de cinco freguesias do concelho. São elas as Uniões de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, e de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, bem como as Juntas de Freguesia de Moita dos Ferreiros, Ribamar e Reguengo Grande.

Segundo um comunicado enviado pelo Município da Lourinhã, "esta é uma oportunidade singular para ficar a conhecer o modo de funcionamento destes belos exemplares da arquitectura rural, para aprender a regular a finura da farinha e para melhor entender o picar das mós. É a possibilidade de accionar as velas e ouvir o cantar dos búzios".

Ao longo destes três dias, há ainda iniciativas culturais e desportivas diversas, como folclore, exposições, caminhadas, entre outras.

A visita é obrigatória nestes dias em que se evoca a importância de um dos ícones do Oeste - o moinho. Através de visitas guiadas vai ser possível conhecer os moinhos do Dinossauro, em Porto Dinheiro, do Fernando e do António, no Moledo, do Carlos na Zambujeira do Mar, da Lucília e do António na Atalaia, do Boneco na Moita dos Ferreiros, do Xico, do Xico da Antónia, de Santa Maria e do Moinho Bar, na Pinhôa, bem como do moinho do Carrascal e do Viso, no Reguengo Grande.

São mais cinco exemplares a visitar do que na primeira edição dos Moinhos Abertos na Lourinhã, e treze boas razões para reviver uma das tradições com maior expressividade junto das comunidades rurais de outros tempos, a feitura do pão.

Em plena celebração do Dia Mundial dos Moinhos - 7 de Abril, os 13 moinhos vão estar abertos a toda a comunidade, recebendo escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) - que podem agendar visitas contactando directamente as Juntas de Freguesia da área do moinho. No caso específico da Moita dos Ferreiros, os moinhos abrem as portas entre os dias 7 e 10 de Abril para as escolas e IPSS, e a 11 e 12 de Abril para toda a comunidade, com uma programação que inclui a exposição didáctica “O Mundo do Moinho”, o workshop “O Moleiro da Manhã, no moinho do Boneco, e uma visita guiada com um moinho em plena laboração.

As festas são, também, pontos altos dos Moinhos Abertos na Lourinhã. A 11 e 12 de Abril decorrem as Festas do Pão, na Atalaia, e dos Moinhos, na Pinhôa. A 12 de Abril, o Reguengo Grande festeja o Dia do Moinho e dinamiza a Caminhada dos Moinhos.

Os horários e programação das actividades paralelas podem ser consultados em www.cm-lourinha.pt.

http://www.alvorada.pt/noticia.php?id=5790
Moinhos abertos na Lourinhã