ARQUIVO


Exposição 40 Papoilas de Liberdade
Exposição da responsabilidade do Movimento Democrático de Mulheres – Núcleo de Viseu, que á patente no edifício-sede da Freguesia de 11 a 21 de Junho.

Quem visitar identificará quarenta conquistas concretizadas numa revolução que mudou profundamente a vida das mulheres em Portugal, a revolução de 25 de Abril de 1974, e que este ano celebra o seu quadragésimo primeiro aniversário.

São 40 papoilas vermelhas erguidas sobre o negro fascismo que tão maltratou as mulheres no nosso país. São a notícia e a memória. Porque a revolução trouxe consigo liberdades mas também porque 40 anos depois muitas dessas liberdades se vestem de negro, se debatem pela sobrevivência num país abalroado por políticas de desigualdade e empobrecimento, invadido por um neoliberalismo frio que lembra a noite tenebrosa que não pode voltar.

Com o contributo de muitas amigas, o MDM – Viseu reuniu 40 vestidos negros para celebrar a efeméride. Neles inscreveu 40 rubras papoilas, a lembrar que foi a luta das mulheres organizadas que permitiu consagrar na lei direitos tão elementares como casar, votar, aceder a determinadas carreiras, ter salário igual ao dos homens, direito a licença de maternidade, pensão de velhice ou salário mínimo, direito a celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Uma exposição a lembrar que o próprio MDM, em tempo de clandestinidade, deu um forte contributo para essa luta.

Http://us2.campaign-archive2.com/?u=c30e3eb47631b869c5c056e33&id=881669f659&e=a5c79d8ac1
Exposição 40 Papoilas de Liberdade