ARQUIVO


Vila do Conde apresenta Rota do Pescador
No passado dia 31 de Maio, associando-se ao Dia Nacional do Pescador, o Mercado Municipal das Caxinas foi o local escolhido, pela Junta de Freguesia de Vila do Conde, para acolher a apresentação pública do projecto “A Rota do Pescador”.

No passado dia 31 de Maio, associando-se ao Dia Nacional do Pescador, o Mercado Municipal das Caxinas foi o local escolhido, pela Junta de Freguesia de Vila do Conde, para acolher a apresentação pública do projecto “A Rota do Pescador”.

Com o objectivo de recolher, registar, preservar mas também de recriar tradições da nossa comunidade piscatória, a apresentação iniciou-se com uma recriação, promovida por dezenas de mulheres das Caxinas, que trajadas a rigor desmalharam a sardinha, soltaram o pregão e leiloaram o peixe, fazendo-nos recuar aos tempos em que a venda do peixe, a troco de algumas moedas, era o sustento de numerosas famílias piscatórias.

“Assistimos a uma recriação que é património das gentes das Caxinas e da Poça da Barca”, afirmou Maria Alcide Aguiar, Presidente da Junta de Freguesia, que logo em seguida agradeceu ao grupo de mulheres, coordenado por Eva Marques, “a fantástica encenação que levaram a efeito”.

Perante o Mercado Municipal das Caxinas repleto, Maria Alcide Aguiar destacou a mais-valia que representa a parceria estabelecida com a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), do Instituto Politécnico do Porto, que em seu entender permitirá “desenvolver e internacionalizar este projecto, projetando a cultura piscatória e marítima de Vila do Conde no mundo, assim como promover um modelo de turismo baseado na tradição, herança e património local”.

A representar a ESEIG esteve Milena Carvalho, docente e coordenadora do projeto, que começou por dar a conhecer o trabalhado já realizado, dele destacando as entrevistas a elementos dos núcleos piscatórios de Vila do Conde, Caxinas e Poça da Barca, realizadas por alunos da licenciatura de Ciências Tecnologia de Informação e Documentação.

Milena Carvalho elencou também alguns dos objetivos a prosseguir, como a criação de um sítio eletrónico “onde estará presente toda a informação que tem vindo a ser recolhida relacionada com o património informacional, cultural, gastronómico, religioso, arquitetónico, naval e conserveiro, assim como o registo audiovisual de testemunhos de pescadores no ativo e na reforma” e de um “percurso turístico que acrescentará mais vida à cidade, através da sinalização do património edificado, lugares, pessoas e bens.

Referiu ainda a conceção “de recursos e produtos típicos associados ao setor piscatório que sirvam como cartão-de-visita”, a disponibilização de “catálogos onde estarão descritas as artes de pesca artesanal e onde será feita a caracterização dos hábitos e costumes da comunidade como o linguarajar”, referindo ainda o objetivo de “aliar a gastronomia do peixe ao percurso turístico e promover recriações e animações de rua”.

Honraram o momento com a sua presença o Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Mário de Almeida, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng.º António Caetano, o Presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, Mestre José Festas, a Diretora do Centro de Emprego Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Dra. Maria José Correia, que como todos tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo promocional do projeto, realizado pelo vilacondense João Rei Lima e à apresentação do logótipo que foi criado pela aluna da licenciatura de Design da ESEIG, Susana Maia, depois de um processo de participação que envolveu docentes e quase três dezenas de alunos.

A sessão de apresentação foi ainda pontuada por uma exposição fotográfica, realizada em parceria com o vilacondense João Castro, o qual reuniu o retrato de alguns dos entrevistados na fase inicial do projeto, assim como de alguns locais emblemáticos da Freguesia de Vila do Conde. Destaque ainda para os alunos do curso de Gestão de Hotelaria e Catering da ESEIG, que preparam um delicioso momento gastronómico tendo como elementos centrais o peixe e os produtos do mar.

A Junta de Freguesia, em parceria com a ESEIG, agradecem o apoio da Câmara Municipal, das Curtas-Metragens de Vila do Conde, a colaboração dos comerciantes do Mercado Municipal de Caxinas, o empenhamento do grupo que protagonizou a recriação, a presença dos convidados e de todos quantos honraram o momento com a sua presença, assim engrandecendo a apresentação do projeto “A Rota do Pescador”.

Mais Fotografias em:

https://www.facebook.com/juntadefreguesiadeviladoconde

https://www.facebook.com/A-Rota-do-Pescador-Vila-do-Conde-Caxinas-e-Po%C3%A7a-da-Barca-547803798728587/?fref=nf

 

Vila do Conde apresenta Rota do Pescador