Voltar

Campanha de recolha de triciclos, bicicletas e trotinetes

A Junta de Freguesia de Meirinhas lançou uma campanha de recolha de triciclos, bicicletas e trotinetes usados com vista à sua reutilização, colocando-as ao dispor das 170 crianças que frequentam o Centro Escolar de Meirinhas.

 

O desafio é reutilizar estes brinquedos que são usados na infância e que não acompanham o crescimento da criança, ficando em bom estado e sem uso.

 

A população é convidada a oferecer os triciclos, as bicicletas e as trotinetes que possuem e que não tem uso, sendo colocadas ao serviço das crianças do Centro Escolar de Meirinhas.

 

Este projeto visa também a educação para a segurança rodoviária, dado que é intenção da Freguesia de Meirinhas disponibilizar mini sinais de trânsito no recreio do Centro Escolar, para que as meninas e os meninos possuam brincar e cimentar os conhecimentos dos sinais, das regras de trânsito e da segurança rodoviária.

 

Até dia 30 de novembro estarão disponíveis três centros de recolha situados na Junta de Freguesia, no Centro Escolar e na antiga Escola Primária.

 

Esta campanha visa também sensibilizar a comunidade para a reutilização, um dos princípios base da sustentabilidade e da poupança de recursos do planeta.

 

A reutilização pode ser definida como sendo a reintrodução, em utilização análoga e sem alterações, de substâncias, objetos ou produtos nos circuitos de produção e ou consumo, de forma a evitar a produção de resíduos.

 

Ao reutilizar estamos a contribuir para minimizar a retirada de matéria-prima da natureza e reduzir a quantidade de água e energia necessária à fabricação de novos bens de consumo. Além disso, essa prática reduz o volume de resíduos e do lixo depositados no meio ambiente, contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria na qualidade de vida da população.

Imagem