Atualizada a 16/09/2024
17 de setembro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Faro
17 de setembro de 2024
9h30
ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Encontro “A Revolução de Abril e o Desenvolvimento Local”
17 de setembro de 2024
11h00
Conselho Nacional de Saúde
17 de setembro de 2024
11h00
Pelouro CJ | Coordenação Jurídica - Reunião de acompanhamento aos Juristas
17 de setembro de 2024
12h00
Reunião – Randstad
18 de setembro de 2024
10h00
Reunião – DECO – Apresentação da iniciativa Freguesia + próxima do Consumidor 2024
20 de setembro de 2024
10h00
Conselho Diretivo da ANAFRE
23 de setembro de 2024
10h30
Reunião - ANACOM
23 de setembro de 2024
15h00
CCDR Algarve
Conselho Regional da CCDR Algarve
24 de setembro de 2024
11h30
Reunião – Partido Comunista Português
26 de setembro de 2024
10h00
Reunião – Delegação Distrital de Setúbal
26 de setembro de 2024
15h00
Associação Portuguesa para a Qualidade
Comissão Técnica 224 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
26 de setembro de 2024
16h45
Associação Limpeza Urbana
6º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, intervenção na Mesa-Redonda “Dinâmicas urbanas na limpeza das cidades: da crise da habitação ao despovoamento”
27 de setembro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Beja
27 de setembro de 2024
9h00-12h45 – 14h30-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito do Porto
28 de setembro de 2024
9h00-12h45 – 14h30-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Aveiro
1 de outubro de 2024
10h00-12h00
Sessão de esclarecimento para as Juntas de Freguesia sobre a Informação Jurídica Gratuita
1 de outubro de 2024
15h00
Associação Portuguesa de Psicogerontologia – APP
Cerimónia de Celebração dos 13 anos do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro
2 de outubro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Évora
7 de outubro de 2024
20h00
Jornal Audiência
XIX Gala AUDIÊNCIA
9 de outubro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Portalegre
12 de outubro de 2024
9h30
Encontro Geral de Autarcas de Freguesia do Distrito de Setúbal
12 de outubro de 2024
10h00
ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local
Cerimónia de Tomada de Posse dos Membros do Gabinete de Estudos da ATAM
12 de outubro de 2024
10h00
Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto
Conferência: A Proteção Civil e as Freguesias. As Unidades Locais de Proteção Civil. O Programa Aldeia Segura. Que financiamento? Que futuro?
15 de outubro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Setúbal
15 a 17 de outubro de 2024
47ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa
17 a 20 de outubro de 2024
Conselho Diretivo da ANAFRE
22 de outubro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Santarém
26 de outubro de 2024
12h00
ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local
Sessão de Encerramento do 42.º Colóquio Nacional da ATAM
29 de outubro de 2024
9h30
Sociedade Ponto Verde | Medialivre
Evento de apresentação | Prémio Juntar-te ao Gervásio
Intervenção no painel «TALK – Reciclagem em Ação: Desafios, Inclusão Social e Inovações Tecnológicas»
29 de outubro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Leiria
5 de novembro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
Distrito de Lisboa
15 de novembro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
RA Madeira
19 de novembro de 2024
Conselho Nacional de Saúde
22 de novembro de 2024
Conselho Diretivo da ANAFRE
23 de novembro de 2024
9h30
Conselho Geral da ANAFRE
30 de novembro de 2024
9h30-12h30 – 14h00-17h00
Formação ANAFRE – Área Financeira e SIADAP
RA Açores
20 de dezembro de 2024
Conselho Diretivo da ANAFRE
LINKS ÚTEIS PARA CIDADÃO
- Listagem de Facilitadores Administrativos
- PVE II - Orientações Gerais BENEFICIÁRIOS
LINKS/DOCUMENTOS ÚTEIS PARA FREGUESIA
- CERTIFICADO PDF – Facilitador Administrativo
- Manual de Registo de Beneficiários
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO
-1º Republicação do Aviso de Abertura de Concurso - Programa Vale Eficiência (3 de abril de 2024)
- Aviso de Abertura de Concurso - Programa Vale Eficiência (20 de outubro de 2023)
INFORMAÇÕES GERAIS
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Informações da ANAFRE para as Freguesias
Caso tenha interesse, queira verificar a informação remetida para o vosso e-mail!
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Datas a ter em consideração
- Vigência do Aviso de Abertura de Concurso: 20 de outubro de 2023 até às 17h59 do dia 30 de setembro de 2025.
- Apresentação de candidaturas a Beneficiário (Fase 1) e a Facilitador Administrativo decorre até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2024 ou previamente, se a dotação se esgotar.
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Projeto Vale Eficiência 2ª Fase
No seguimento da parceria que a ANAFRE e o Fundo Ambiental estabeleceram para a operacionalização do apoio à aquisição de gás engarrafado para famílias que usufruem de tarifa social de eletricidade ou de prestações sociais mínimas, veio o Fundo Ambiental lançar um novo desafio à ANAFRE, desta vez no âmbito do novo Programa Vale Eficiência, recentemente apresentado. Tendo em conta o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com as Freguesias no referido apoio do gás engarrafado, a ANAFRE aceitou o desafio do Fundo Ambiental e celebrou com aquela entidade um protocolo de colaboração para a operacionalização do Programa Vale Eficiência que pretende envolver todas as freguesias associadas da ANAFRE, assim como as que não são associadas.
Em primeiro lugar importa destacar a relevância deste Programa através do qual todas as famílias que usufruem da tarifa social de eletricidade ou de uma prestação mínima social podem receber até três Vales Eficiência para melhorar a eficiência energética do imóvel onde habitam, cumpridos que estejam determinados critérios.
O papel das autarquias locais será o de identificar quem no seu território pode candidatar-se para receber os Vales e apoiar a candidatura que consiste na verificação e validação dos seguintes documentos e sua inserção na plataforma do Fundo Ambiental.
Quem são os Beneficiários?
A elegibilidade de um beneficiário do Programa Vale Eficiência requer igualmente que sejam reunidas em simultâneo as condições estabelecidas no ponto 1.1 e as condições estabelecidas no ponto 1.2 ou no ponto 1.3, conforme aplicável.
Quais os documentos obrigatórios a submeter nas candidaturas a beneficiários?
> Para candidatos beneficiários da tarifa social de energia elétrica (TSEE):
Fatura de eletricidade mais recente:
> Para candidatos que não sejam beneficiários da TSEE, mas em que pelo menos um dos membros do respetivo agregado familiar seja beneficiário de prestações sociais mínimas:
> No caso de o candidato ser arrendatário:
> No caso de o candidato ser usufrutuário:
> No caso de o candidato ser comodatário:
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Para que este acompanhamento inicial do candidato seja possível, o Fundo Ambiental garante a formação dos técnicos das autarquias locais, formação essa que decorrerá à distância, com duração máxima de 90 minutos.
Trata-se de um processo simples, cujos custos serão também acautelados pelo Fundo Ambiental, através de verbas que vos serão transferidas pela ANAFRE, num montante de 3 (três) euros por cada candidatura submetida.
A ANAFRE, Associação Nacional de Freguesias, reunida em 31 de julho de 2024, repudia de forma veemente qualquer tentativa de impedimento dos Presidentes de Junta de Freguesia, democraticamente eleitos, com inerência de funções nas Assembleias Municipais, com direito a participar e votar em igualdade de circunstâncias nesse prestigiado órgão municipal.
Assim, a ANAFRE esclarece que a Lei nº 75/2013 é muito clara sobre a composição do órgão Assembleia Municipal, onde os Presidentes de Junta de Freguesia sempre participaram na discussão e sempre votaram qualquer assunto de interesse para as suas Freguesias e populações.
Para evitar situações, como a ocorrida ontem na Assembleia Municipal do Porto, a ANAFRE exige com carácter de urgência a revogação do despacho interpretativo uniforme da Direção Geral da Administração Local (DGAL) que pode provocar situações, abusivas e lesivas do poder local democraticamente eleito, podendo colocar em causa a legalidade das deliberações tomadas com a ausência de parte dos membros constituintes desse órgão.
Ao longo dos últimos 50 anos, os mecanismos de descentralização que têm sido alvo de reforço e investimento com vista à melhoria do serviço público de proximidade não podem ser postos em causa por um mero despacho interpretativo uniforme.
A ANAFRE apela ao Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território que, de imediato, revogue o despacho interpretativo uniforme referido e reponha a legalidade da situação.
Lisboa, 31 de julho de 2024
LINKS ÚTEIS PARA CIDADÃO
Flyer - Apoio na Aquisição de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) - 2024
Declaração de Consentimento RGPD 2024
LINKS ÚTEIS PARA FREGUESIA
Registo na plataforma - Fundo Ambiental: https://fundoambiental.anafre.pt/
Disponibilizamos o Manual de Utilização para registo e submissão das candidaturas.
Flyer - Apoio na Aquisição de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) - 2024
Termo de Aceitação Freguesias 2024
Declaração de Consentimento RGPD 2024
INFORMAÇÕES GERAIS
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A ANAFRE, em nove de maio de 2024, assinou uma adenda ao protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental denominado “Apoio à aquisição de gás engarrafado pelos consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica ou das prestações sociais mínimas” com a finalidade de apoiar os consumidores domésticos, pela aquisição de gás engarrafado.
O Presidente da Junta de Freguesia (A Junta de Freguesia) deverá assinar o novo termo de aceitação, posteriormente o mesmo deverá ser anexado na plataforma (separador perfil – substituindo assim o anterior termo), disponível na plataforma;
As Freguesias aderentes são as mesmas que na fase 2, as novas adesões devem efetuar o registo – seguir os passos descritos no documento “Como posso aceder à plataforma pela primeira vez?”, disponível na plataforma. Após o registo, devem anexar o termo de aceitação, obrigatoriamente, para dar seguimento à execução deste projeto.
É da responsabilidade da Freguesia a inserção das candidaturas e respetivos documentos, obrigatoriamente na plataforma, bem como proceder a validação e aprovação, assegurando o cumprimento as obrigações definidas no despacho, bem como demais orientações e aguardar o pagamento das respetivas verbas pela ANAFRE. Os pagamentos serão efetuados até 10 (dez) dias úteis após submissão da candidatura, ficando o pagamento sujeito à verificação de dotação.
É da responsabilidade das Freguesias o pagamento ao cidadão, quer pela forma (dinheiro, transferência bancários ou cheque) quer pelo momento (após submissão da candidatura ou após recebimento da ANAFRE).
Conforme anexo II à Adenda ao Protocolo, os documentos a submeter são os seguintes:
“3. As Juntas de Freguesia devem verificar e digitalizar a seguinte documentação a apresentar pelos beneficiários do apoio para validar a sua elegibilidade para o apoio:
3.1. Relativamente aos beneficiários da TSEE;
a) Fatura da eletricidade em que comprove ser beneficiário da TSEE;
b) Fatura/recibo, ou recibo onde conste o respetivo número de identificação fiscal (NIF) em nome do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da TSEE, com data compreendida entre setembro de 2022 e dezembro de 2024, e que comprove a aquisição da garrafa de gás;
c) Cartão do Cidadão, de residente ou passaporte do titular do contrato de eletricidade beneficiário de TSEE;
d) Declaração de aceitação de tratamento de dados pessoais no âmbito do RGPD.
3.2 – Relativamente aos beneficiários que não tenham tarifa social de energia elétrica, mas em que pelo menos um membro do agregado familiar usufrui de uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos; rendimento social de inserção; pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez; complemento da prestação social para a inclusão; pensão social de velhice e subsídio social de desemprego:
a) Fatura de eletricidade;
b) Documento comprovativo do recebimento de uma das prestações sociais mínimas enumeradas, por referência a um dos meses de calendário do período do apoio;
c) Fatura/recibo, ou recibo que comprove a aquisição da garrafa de GPL, 1 por mês de calendário, com data compreendida entre setembro de 2022 e dezembro de 2024, e que comprove a aquisição da garrafa de gás de petróleo liquefeito, onde conste o respetivo número de identificação fiscal (NIF) do titular da fatura de eletricidade ou do beneficiário de uma das prestações sociais mínimas;
d) Cartão do cidadão, de residente ou passaporte do titular do contrato de eletricidade;
e) Declaração de aceitação de tratamento de dados pessoais no âmbito do RGPD.”
É necessário que seja anexado um comprovativo que contenha precisamente a mesma descrição, descrita no ponto 3.2! Descrições parciais não são aceites (exemplo – velhice; invalidez)!
A Freguesia terá de digitalizar os documentos enumerados, individualmente, e efetuar upload na plataforma, para submissão da candidatura.
A “Declaração de aceitação de tratamento de dados pessoais no âmbito do RGPD” estará disponível na plataforma para impressão, preenchimento pelo beneficiário/representante e upload, para submissão da candidatura.
A Freguesia poderá aceitar candidaturas de cidadãos não residentes. O cidadão deverá se deslocar à sua Freguesia, mas caso essa Freguesia não seja aderente deverá procurar uma Freguesia aderente!