ARQUIVO


Câmara de Lagoa delega competências nas juntas de freguesia no valor de 2,2 milhões de euros
A Câmara Municipal de Lagoa assinou na semana passada, com as quatro juntas de freguesia do concelho, acordos de execução para delegação de competências no quadriénio 2014/2017, no valor global de 2.268.000 euros.

Na sessão, estiveram o presidente da câmara, Francisco Martins, acompanhado pelo presidente da assembleia municipal, Águas da Cruz, pelo vice-presidente Nuno Amorim e pelos vereadores Luís da Encarnação e Anabela Rocha, assim como presidentes das quatro juntas de freguesia (Lagoa/Carvoeiro, Joaquim João; Estômbar/Parchal, Joaquim Varela; Ferragudo, Luís Alberto e Porches, Luís Bentes).

O autarca lagoense disse estar consciente da necessidade de programar atempadamente os recursos financeiros do município, “suporte de uma ação de investimento e da correspondente despesa de manutenção e serviços”, pelo que propôs e fez aprovar em sede própria, tendo por base a nova legislação, o programa de transferências de verbas para as freguesias no período de quatro anos do mandato obtido a 29 de setembro de 2013.

Francisco Martins cumpriu assim uma das suas promessas como candidato à presidência da Câmara de Lagoa, tendo promovido o debate com os autarcas das freguesias, “discutindo e negociando até conseguir chegar a este momento marcante na vida do concelho”, assinala a autarquia.

“Não foi feita, natural e obviamente, uma distribuição de régua e esquadro pois houve a preocupação de observar as diferenças entre grupos populacionais e áreas do concelho, privilegiando quem tinha mais necessidade, como se costuma dizer, tirámos aos mais ricos e demos aos mais pobres”, garantiu o autarca.

A divisão de verbas para cada junta de freguesia será a seguinte: União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, 948 mil euros; União das Freguesias de Estômbar e Parchal, 720 mil euros; Ferragudo, 300 mil euros; e Porches, 300 mil euros.

Http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=146043
Câmara de Lagoa delega competências nas juntas de freguesia no valor de 2,2 milhões de euros