ARQUIVO


Lezíria do Tejo vai ter 27 novos Espaços do Cidadão
Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo assinaram os protocolos para a instalação de Espaços do Cidadão nos 11 concelhos que a integram.

Os acordos foram assinados no final da sessão de apresentação da estratégia Lezíria 2020 (que define os eixos de desenvolvimento para o próximo Quadro Comunitário) e apontados como os primeiros dois da meia dúzia de projetos estruturantes pensados para a região.

Os acordos para instalação de Espaços do Cidadão em dez concelhos que ainda não dispõem deste serviço, assinados na presença do secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, incluem-se no quarto eixo, o da modernização administrativa.

Os acordos assinados com a Agência para a Modernização Administrativa vão permitir a instalação de 27 Espaços do Cidadão em 10 concelhos da Lezíria (Benavente já possui um em Samora Correia), elevando para 170 o número de estruturas do género protocoladas pelo Governo desde agosto (14 das quais já em funcionamento).

Os Espaços do Cidadão permitem tratar de cerca de 80 assuntos de 18 de serviços públicos, facilitando a relação entre o Estado e os cidadãos. Num Espaço Cidadão pode-se, por exemplo, renovar a Carta de Condução, entregar documentação para a ADSE, ou alterar a morada do Cartão de Cidadão, entre muitos outros assuntos que a Secretaria de Estado afirma que serão progressivamente alargados.

No âmbito deste Protocolo, os Espaços do Cidadão da Lezíria do Tejo serão implementados no Município de Almeirim, nas freguesias de Almeirim, Fazendas e Benfica do Ribatejo; no Município de Azambuja: nas freguesias de Azambuja e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa; no Município de Cartaxo, na União das Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta, Vale da Pedra e Pontével; no Município de Chamusca na União das Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande e na Carregueira; no Município de Coruche, na freguesia do Couço e na União das Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra; no Município de Golegã, nas freguesias da Golegã, Azinhaga e Pombalinho; no Município de Rio Maior, na freguesia de Alcobertas; no Município de Salvaterra de Magos, na União das Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra – Edifício da Câmara, na freguesia de Marinhais – no mercado da cultura no Largo da República; e na União das Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho; no Município de Santarém, nas freguesias de Alcanede, Romeira e Várzea, Azóia de Cima e Tremês, Vale de Santarém, Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém. As Juntas de Freguesia da Cidade de Santarém e de S. Vicente do Paul e Vale de Figueira não aderiram ao Espaço do Cidadão. Santarém ficará com 5 Espaços Cidadão em Juntas de Freguesia e uma Loja do Cidadão (a abrir em data a divulgar no antigo Matadouro Municipal).

http://www.oribatejo.pt/2014/12/21/leziria-do-tejo-vai-ter-27-novos-espacos-do-cidadao/
Lezíria do Tejo vai ter 27 novos Espaços do Cidadão