ARQUIVO


Editoras independentes juntas em Lisboa
Mais de vinte editoras independentes participarão este mês no primeiro Mercado de Música Independente, em Lisboa, uma iniciativa que acontece num "momento entusiasmante" da música portuguesa, disse à Lusa Rui Miguel Abreu, da organização.

Organizado em parceria pela junta de freguesia de Santo António, o Mercado da Música Independente decorrerá de 24 a 26 de abril no Picadeiro Real, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Está confirmada a presença de 25 editoras portuguesas de todo o país, como a Metronomo, Mbari, AmorFúria, Meifumado, FlorCaveira, Groovie Records e Hey Pachuco!, para venda de discos e promoção de artistas com pequenas atuações no local.

"O mercado é uma conjugação de vários fatores. Já tinha sido pensado em 2014, como uma espécie de colagem ao Record Store Day, que tem a intenção de levar as pessoas às lojas, mas depois em Londres aconteceu também o 'Independent Label Market' e fez todo o sentido pensar numa coisa semelhante cá", disse Rui Miguel Abreu.

De acordo com o organizador, este mercado espelha o momento atual "entusiasmante" da produção discográfica portuguesa: "Têm saído imensos discos e há um tecido importante de editoras. A vanguarda da música pop portuguesa atual está nas editoras independentes".

Rui Miguel Abreu dá como exemplo artistas como os GNR, que editaram o mais recente álbum em edição própria, pela Indiefada, B Fachada, Capicua, ou as editoras FlorCaveira e AmorFúria.

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4488486
Editoras independentes juntas em Lisboa