ARQUIVO


Festas d’Amares com cartaz de excelência
As Festas d’Amares — Santo António 2015 apresentam provavelmente um dos mais recheados cartazes de sempre e arriscam-se a ser das melhores festividades populares na região. O programa foi apresentado anteontem à noite, na Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio, onde marcaram presença dezenas de pessoas curiosas para saber que artistas vão animar a vila minhota.

DAMA, D8, Marco Paulo, Herman José, Avô Cantigas, Fernando Rocha e José Malhoa são alguns dos nomes que integram o cartaz das festas que decorrem de 5 a 15 de Junho.

O cartaz dá ainda muito destaque às associações locais, que à semelhança do que já aconteceu no ano passado, participam activamente nestas antoninas com eventos de índole diversificada.

Liderada por Rui Ferreira, a Associação das Festas Antoninas de Amares, assume o desafio de continuar a revitalizar estas antoninas que desde o ano passado, com esta direcção, assumiram a designação de Festas d’Amares.
Assim, além de apostar em nomes sonantes que trazem muita gente a Amares, apostam também na revitalização de tradições antigas. Este ano, a principal novidade é precisamente uma tradição desactivada há dez anos: o cortejo etnográfico.

Agendado para a tarde do último dia das festas, o domingo 14 de Junho, o cortejo etnográfico conta com a participação activa das freguesias. Rui Ferreira referiu que mais de metade das juntas de freguesia já manifestaram o interesse em participar, apelando às restantes autarquias que lhes sigam o exemplo para fazer deste cortejo um dos pontos altos das festas.

Na apresentação do cartaz, ficou também um apelo à compreensão da população, sobretudo a quem reside na Praça do Comércio, pelos incómodos que possam surgir da realização das festividades.

O orçamento deste ano é 110 mil euros, sendo que o Município de Amares mantém o subsídio de 60 mil euros. Para angariar verbas, a Associação das Festas tem realizado diversas iniciativas, entre as quais peditórios, angariação de patrocinadores e vai ter também uma barraquinha na funcionar no decorrer das antoninas e fazer um bazar.

Uma das iniciativas de angariação de fundos é o ‘Jantar Flash-back’ que decorre a 22 de Maio, no Solar da Levada. Com capacidade para 300 pessoas, este jantar tem o custo de 25 euros por pessoa, dando acesso depois a uma festa temática com música dos anos 70, 80 e 90. Quem quiser ir apenas à festa, pode comprar o ingresso por oito euros (com oferta de duas bebidas) na sede da Junta de Freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros. No dia da festa, o ingresso custará 12 euros. Na apresentação das festas marcou também Paulo Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, tendo realçado que a junta também apoia as antoninas, inclusive financeiramente.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=86656
Festas d’Amares com cartaz de excelência