ARQUIVO


Porto: construção de 16 novos parques infantis arranca este ano
Há poucos parques infantis no Porto e, consciente desse facto, a câmara vai usar parte do reforço orçamental, aprovado pela maioria em reunião extraordinária, para instalar 16 novos parques infantis. O investimento global, pensado para dois anos, ronda o milhão de euros.

Rui Moreira, presidente da autarquia, revelou que o município pediu aos presidentes das juntas de freguesia que identificassem dois lugares, dentro das suas áreas de gestão, onde os parques fossem mais úteis e necessários.

Segundo o Público, que cita fonte da autarquia, o número total de parques não será de 14 (o equivalente a dois por cada uma das sete freguesias), mas de 16, havendo “um peso acrescido na zona oriental”.

No que diz respeito ao investimento necessário para construir os parques infantis, Rui Moreira adiantou que espera investir este ano cerca de “meio milhão de euros” em metade dos equipamentos, sendo que as obras devem arrancar em breve.

O investimento em parques infantis é uma das escolhas da autarquia para aplicar parte dos 29,4 milhões de euros com que o orçamento foi reforçado. Um valor conseguido, em grande parte, graças à incorporação do saldo de gerência de 45,4 milhões, expurgado da revisão em baixa da previsão de receitas (18,3 milhões que a câmara previa arrecadar com a venda das ações do Mercado Abastecedor e com a alienação de património imobiliário) e de um aumento da despesa de 2,9 milhões, escreve a publicação.
Porto: construção de 16 novos parques infantis arranca este ano