ARQUIVO


Ricardo Rio inaugurou creche que serve população de Espinho, Pedralva e Sobreposta
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou a creche do Centro Social Paroquial de Sobreposta instalada na antiga Escola Primária da Costa, na freguesia de Espinho, e que serve todo o território do Monte Sameiro.

Na cerimónia, o Ricardo Rio destacou a colaboração “exemplar” entre as Juntas de Freguesia de Espinho, Pedralva e Sobreposta que permitiu a concretização deste projecto. “Os presidentes decidiram colaborar por vontade própria, reconhecendo que juntos faziam mais pelos seus territórios”, afirmou. Para o Autarca, esta complementaridade de equipamentos constitui um exemplo não só para o Concelho de Braga, mas para todo o país. “Com um raio de proximidade tão curto como este, não faria sentido triplicar investimentos quando o que existe abarca tudo o que é necessário para a população deste território”, acrescentou.

Numa altura em que o país se depara com a redução da natalidade, Ricardo Rio sublinhou as políticas que têm sido implementadas pelo Município de Braga em benefício das famílias numerosas, nomeadamente a redução das tarifas da água ou a descida, já a partir do próximo ano, do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com mais de dois dependentes. “Este problema da natalidade é algo que merece atenção de todos os organismos públicos de forma séria e responsável. O Município de Braga, que é reconhecido como Município Familiarmente Responsável, está a dar o seu contributo”, disse.

Ricardo Rio enalteceu ainda o trabalho do Centro Distrital de Braga da Segurança Social que “tem estado ao lado das instituições de Braga, dando às famílias de Braga as condições, a confiança e o conforto que lhes permite avançar com o projecto de ter mais filhos”.

O Edil deixou ainda uma palavra de reconhecimento à ATAHCA, uma associação de desenvolvimento que ajudou a concretizar o projecto da creche hoje inaugurada. “O trabalho realizado por esta entidade e pelo seu presidente, professor Mota Alves, é um exemplo de que estas associações têm um papel a cumprir e devem merecer a atenção das entidades públicas e ter acesso às fontes de financiamento porque são indutoras do desenvolvimento dos territórios”, defendeu.

De referir que a cerimónia contou com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, o director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira, do presidente da ATAHCA, Mota Alves, dos responsáveis do Centro Social Paroquial de Sobreposta e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Espinho, Pedralva e Sobreposta.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=87417
Ricardo Rio inaugurou creche que serve população de Espinho, Pedralva e Sobreposta