ARQUIVO


II Edição da Revitalização das Festas da Rocha 2016
Neste mandato em que tudo acontece com a concretização de inúmeros projetos, não poderia ser exceção a revitalização das tradicionais Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Compromisso dado foi executado no ano passado, em que um pequeno grupo de pessoas se uniu e trabalhou para se continuasse a fazer as Festas da Rocha!

Mensagem do Presidente da Junta de Freguesia
União das Freguesias de Carnaxide e Queijas
Jorge de Vilhena

SEGUNDO ANO DA REVITALIZAÇÃO DAS FESTAS DA ROCHA

Neste mandato em que tudo acontece com a concretização de inúmeros projetos, não poderia ser exceção a revitalização das tradicionais Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Compromisso dado foi executado no ano passado, em que um pequeno grupo de pessoas se uniu e trabalhou para se continuasse a fazer as Festas da Rocha!

Estas Festas são as mais antigas desta região e tiveram um tempo glorioso, de beleza, de procura, de alegria, em que durante décadas foram as maiores Festas deste Concelho. Depois de em 2006 termos revitalizado as Festas de Carnaxide, em 2014 revitalizarmos as Festas da Luz em Linda-a-Pastora e reforçarmos o esplendor das Festas de São Miguel de Arcanjo de Queijas, não podíamos neste tempo, que é hoje, pelo segundo ano consecutivo, deixar de revitalizar as Festas da Rocha tão queridas da nossa população. A União pressupõe pelo menos duas partes, e neste caso, a Irmandade e a Junta de Freguesia uniram-se num projeto comum, com um pequeno grupo de pessoas com experiência e dedicação, mas apenas com uma missão: Revitalizar as Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Agradecemos a todos os que ajudaram a revitalizar estas Festas e em particular o apoio do Município de Oeiras.

Pretendemos continuar a Fazer para que esta tradição continue iluminada e renascida com a ajuda de Nossa Senhora, que protega os audazes, os visitantes e todos os que venham por bem, para se divertirem, numa Festa que é sua, que é nossa, que é de todos.

Mensagem do Presidente da CMO
Paulo Vistas

FESTIVIDADES EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ROCHA -
A CONTINUAÇÃO DO PASSADO

O que é que nos liga a uma terra? De que é feito a identidade de um povo? Quando refletimos sobre este assunto sabemos que a identidade de uma terra mede-se por inúmeros fatores, entre eles estão as festividades de cariz popular e/ou religioso.

Um pouco por este país fora, as festividades são dias de reencontro, de regresso, de elevação, de identidade profunda com quem vive ou viveu partilhando um pedaço de terra. Neste caso específico – as festividades em honra de Nossa Senhora da Rocha -, a partilha faz-se a partir de uma fé, de uma dimensão espiritual que remonta aos inícios do século XIX.

A Nossa Senhora da Rocha tem a particularidade de ser mais, muito mais do que parte de uma freguesia, parte confinada de uma parcela de terra; as festividades religiosas distendem-se para lá da freguesia de Carnaxide, para lá de Linda-a-Pastora, para lá de Queijas… elas vão ao âmago de todos e todas que são crentes, estejam eles e elas onde estiverem. Criam-se laços através da fé.

É minha convicção profunda que é obrigação de uma autarquia ajudar a manter as tradições prolongando-as pelo futuro a história de um povo, mas vou mais longe: é obrigação de uma autarquia fomentar o respeito pelo nosso passado, pelas nossas crenças, espaço etéreo de reencontros.

Estas festividades após um certo esmorecimento obtiveram, no ano passado, um novo fulgor, uma nova vitalidade. Aos que não as deixaram esmorecer, o nosso agradecimento. Da nossa parte acentuamos a disponibilidade para ajudar naquilo que são as nossas possibilidades e as vossas necessidades.

Aos munícipes e convidados que aqui vem ano após ano, sejam bem-vindos. Esperamos que se sintam em casa e acolhidos. Que a fé vos permita abraçar também o profano e que o profano vos dê uma dimensão religiosa e espiritual de que estas festividades estão impregnadas. Porque não somos apenas uma coisa, um sentir, uma parcela de algo: cada um de nós é uma mistura impossível de se replicar e copiar. Esse é o encantamento do Ser Humano.

E que Nossa Senhora da Rocha nos inspire para que sejamos capazes de construir um futuro bom para todos os Oeirenses.

Mensagem do Primeiro Juiz da Irmandade
Manuel Gonçalves

“AS FESTAS DA ROCHA” - Em honra
DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA ROCHA

É com enorme alegria, honra e dignidade que, pela primeira vez, como 1º Juiz da Irmandade, apresento “As festas da Rocha”, como, por toda a População, sempre foram conhecidas as Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.

No seguimento do renascimento no ano transato, passando pela renovação das festas, tendo em vista chamar a participar nas mesmas, todo o Concelho de Oeiras, bem como todo o país, estamos este ano já a mostrar sinais evidentes dessa renovação. As festas marcam, assim, o início de uma nova era, de um renascimento na história do Santuário, um dos Santuários Marianos mais visitados da região de Lisboa, que este ano teve a honra de dar guarida à Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima! - Marco importante do inicio desta nova era!... Não queremos baixar os braços! Prometemos e esperamos cumprir, com o auxílio de Nossa Senhora, revitalizar as festas, consideradas as mais antigas do Concelho de Oeiras, como parte de um todo histórico/religioso do Santuário, restaurando não só o Templo em si, como o seu museu, jardins e espaços circundantes, dando-lhes a dignidade que é merecida a Nossa Senhora da Rocha, para que todos os peregrinos que acorrerem ao Santuário por altura das Festas, bem como ao longo de todo o ano, se possam sentir confortados e abençoados pela Senhora da Rocha.

Continuaremos a contar com o apoio da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas na coorganização, bem como do apoio do Município de Oeiras, dos Comerciantes desta União de Freguesias, a quem desde já, apresento os meus agradecimentos em nome da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Que a Mãe do Céu - Nossa Senhora da Rocha- nos abençoe e nos proteja ao longo da vida!...
Bem hajam!
 
Programa de Animação:
20 de MAIO (sexta-feira)
18h00 - Inauguração da Feira
22h00 - Atuação Musical com a Banda "Jamor"
21 de MAIO (sábado)
16h00 - Atuação do Grupo Coral e Musical LUPECA
Associação de Moradores Luta Pela Casa
22h00 - Atuação Musical com "Mónica Sintra"
22 de MAIO (domingo)
Tarde de Folclore
15h00 - Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega (Alto Minho Interior)
15h30 - Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos (Ribatejo)
16h00 - Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (Beira Litoral - Mondego)
16h30 - Grupo Folclórico "Os Saloios" da Póvoa da Galega (Estremadura Centro - Saloia)
17h00 - Rancho Folclórico "Flores da Beira" (Beira Alta - Lafões)
17h30 - Grupo de Canto e Dança do CCD da CMO e SIMAS
21h30 - Baile com "Trio Maravilha"
26 de MAIO (quinta-feira)
21h30 - Baile com "Jotapê Band"
27 de MAIO (sexta-feira)
22h00 - Atuação Musical com a Banda "Os Cinco no Palco"
28 de MAIO (sábado)
16h00 - Atuação do Coro "Os Traquinas" - Centro Social e
Paroquial de S. Romão de Carnaxide
22h00 - Espetáculo com Herman José
29 de MAIO (domingo)
17h30 - Atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide
21h30 - Atuação com o Duo Musical "DuALCOR"
-------
Programa Religioso:
22 e 29 de MAIO
12h30 - Missa
20 a 29 de MAIO
21h00 - Terço Diário
29 de MAIO (domingo)
12h30 - Missa em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha
16h00 - Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide

 

II Edição da Revitalização das Festas da Rocha 2016